PRESS


Corpas Trans na Universidade de São Paulo

Press release

No dia da visibilidade trans, em 29 de janeiro de 2022, lançamos o projeto “Corpas Trans na Universidade de São Paulo”, que visa promover ações de enfrentamento à transfobia em seus diferentes campi. A primeira iniciativa será realizar um mapeamento de toda a comunidade trans dessa universidade, através de pesquisa quantitativa e qualitativa, para colaborar para espaços de convivência, redes de apoio, atividades de formação e conscientização da comunidade acadêmica em relação à temática trans.


Iniciativas acadêmicas voltadas à população trans costumam ser realizadas sob uma perspectiva de objetificação, ou seja, pesquisadores cisgêneros brancos produzindo normatizações e estereótipos, que refletem discriminação e falta de oportunidades para corpas trans. Assim, o intuito do projeto é produzir impacto social em favor da concretização de direitos humanos e da redução das desigualdades sociais e de gênero, combatendo toda forma de transfobia que se empreita institucionalmente ou de modo informal dentro da USP. É importante frisar que toda a equipe do projeto, docentes, estudantes de pós-graduação e graduação é composta somente por pessoas trans.


O projeto tem o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão/USP, da Pró-Reitoria de Graduação (Programa Unificado de Bolsas – PUB), da Coletiva Intertransvestigênere Xica Manicongo, do NUMAS (Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença/FFLCH/USP),  do Centro de Saúde Escola Butantã/USP, do Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos/USP, do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde LGBT+ (NUDHES - Faculdades de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo) e da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).

 

Coordenação: Profa. Silvana Nascimento (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP – silnasc@usp.br) e Profa. Gabrielle Weber Martins (Escola de Engenharia de Lorena/USP - gabrielleweber@usp.br)

 

Equipe USP: Alex da Rocha Santos (graduação/FFLCH), Douri Conceição Lima (graduação/EACH), Ethan Nathaniel Santos de Queiroz (graduação/FFLCH), Iara Lemos Silva (graduação/FFLCH), Jaci Carrasco (graduação/FFLCH), Lis Macedo de Barros (mestranda em Filosofia), Lupe Lima Pugliesi (FFLCH), T. Angel (mestranda em Educação). 

 

 

Para mais informações: 

corpastrans@usp.br 

http://www.corpastrans.org/