SOBRE

 

“Corpas trans na USP” é um projeto de pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo (USP) que visa realizar ações de enfrentamento à transfobia em seus diferentes campi. Pretende colaborar para a construção de estratégias de permanência, sobrevivência e resistência de estudantes, docentes e servidories trans e travestis em distintos espaços acadêmicos. 


Foi apenas na última década, no Brasil, que começaram a ser abordados estudos relacionados às vivências de pessoas LGBTQIA+ no ambiente acadêmico. Já iniciativas voltadas à população trans especificamente, além de se tratarem de produções recentes, também costumam ser realizadas sob uma perspectiva de predação, domesticação ou de objetificação, ou seja, pesquisadores cisgêneros brancos produzindo normatizações, verdades parciais e estereótipos, que refletem discriminação e falta de oportunidades para corpas trans. 


Assim, o intuito do projeto é colaborar para a construção de espaços de convivência e redes de apoio por meio de pesquisas, atividades educativas e de formação, de acolhimento e mobilização da nossa comunidade acadêmica em relação à temática trans. Deseja-se produzir impacto social em favor da concretização de direitos humanos e da redução das desigualdades sociais e de gênero, combatendo toda transfobia que se empreita institucionalmente ou de modo informal dentro da USP. É importante frisar que toda a equipe do projeto, docentes, estudantes de pós-graduação e graduação é composta somente por pessoas trans.


Para iniciarmos o projeto, lançamos, dia 29 de janeiro de 2022, uma pesquisa quantitativa para realizar um mapeamento de pessoas trans em todos os campi da USP, cujos resultados serão disponibilizados e publicados nesta plataforma. 

 

Apoio: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão/USP, Pró-Reitoria de Graduação (Programa Unificado de Bolsas – PUB), NUMAS (Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença/FFLCH/USP), Centro de Saúde Escola Butantã/USP, Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos/USP, Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde LGBT+ (NUDHES - Faculdades de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo) e Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).



HISTÓRICO

           Este projeto nasceu no primeiro semestre de 2021 a partir de uma iniciativa de docentes da Universidade de São Paulo e da Coletiva Intertransvestigênere Xica Manicongo, movimento de estudantes trans e travestis na Universidade de São Paulo, fundada em 2020. Por meio de um primeiro mapeamento realizado por estudantes desta coletiva, surgiu a necessidade de elaborar um projeto mais amplo para, num primeiro momento, conhecer em profundidade as vivências da comunidade trans dentro do espaço da Universidade de São Paulo e, posteriormente, construir ações de enfrentamento à transfobia no ambiente universitário. O projeto recebeu bolsas de graduação vinculadas ao Programa Unificado de Bolsas (PUB 2021) da Pró-Reitoria de Graduação e foi contemplado pelo Edital ODS/ONU 2021 da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.